Seminário em Alenquer - A escola passado e futuro/ESCOLA de ATENAS (RAFAEL)
ESCOLA de ATENAS (RAFAEL)
Introdução
"A Escola de Atenas", pintada por Rafael no início do século XVI, representa uma visão filosófica e intelectual do Renascimento, destacando figuras importantes da filosofia antiga grega. Ao analisar esta obra no contexto conceptual, histórico, filosófico e sociológico da educação, da escola e do conhecimento, podemos extrair várias reflexões que podem ser aplicadas ao entendimento e evolução da educação nas próximas décadas.
- Conceitual:
- Diálogo Filosófico: A pintura destaca a importância do diálogo e da troca de ideias entre grandes pensadores. Da mesma forma, o ambiente educacional moderno deve promover a discussão, o pensamento crítico e a colaboração.
- Diversidade de Conhecimento: A variedade de filósofos na pintura destaca a diversidade de conhecimento. Hoje, a educação precisa de abraçar a pluralidade de disciplinas e perspetivas para preparar os alunos para um mundo complexo.
- Histórico:
- Herança da Antiguidade: A obra de Rafael representa a continuidade do conhecimento antigo. A educação contemporânea deve reconhecer a importância da tradição, enquanto se adapta às necessidades e desafios da sociedade moderna.
- Desenvolvimento do Pensamento Crítico: A Escola de Atenas destaca a importância do pensamento crítico. Hoje, a educação não deve estar focada apenas na transmissão de informações, mas no desenvolvimento de aptidões, capacidades, competências… analíticas e para a resolução de problemas.
- Filosófico:
- Idealismo e Procura pela Verdade: A pintura reflete o idealismo renascentista e a procura pela verdade. Na educação é fundamental promover uma abordagem crítica e até "inquisitiva", incentivando os alunos a questionarem e explorarem a verdade por si mesmos.
- Humanismo Educacional: A ênfase nas figuras humanas na pintura destaca a importância do humanismo. A educação (atual e futura) deve centrar-se no desenvolvimento holístico dos alunos, considerando não apenas o intelecto, mas também o aspeto emocional, social e ético.
- Sociológico:
- Comunidade Educacional: A pintura destaca a ideia de uma comunidade educacional. Nas próximas décadas, a escola deve ser vista (ainda mais) como uma comunidade que envolve alunos, professores, pais e a sociedade em geral na promoção da aprendizagem e do conhecimento.
- Inclusão Social: A diversidade de figuras na obra sugere a inclusão de diferentes perspetivas. A educação neste contexto de mudança e de transição civilizacional deve “esforçar-se” para ser mais inclusiva, considerando as diferentes geografias (origens), competências e experiências dos alunos.
Perspetivas Futuras:
- Tecnologia e Educação: A tecnologia, ausente na pintura de Rafael, tornou-se uma parte integral da educação moderna. Desafios e oportunidades surgem com a integração de ferramentas digitais no ensino. Integrar a tecnologia de forma equilibrada para potencializar o ensino, a aprendizagem e a acessibilidade.
- Globalização: A educação do futuro deve preparar os alunos para um mundo globalizado, promovendo a compreensão intercultural e a colaboração internacional.
- Abordagem Personalizada: Reconhecer e responder às necessidades individuais dos alunos, permitindo uma educação mais personalizada.
- Ênfase nas Competências do Século XXI: Competências como pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração ganham destaque, refletindo uma mudança nas prioridades educacionais.
- Formação/Aprendizagem Contínua: A educação não deve ser vista como um evento pontual, mas como um processo contínuo ao longo da vida.
Ao unir os elementos da pintura de Rafael com as necessidades e desafios modernos, a educação pode evoluir para um ambiente que cultive não apenas o conhecimento, mas também as competências e valores essenciais para enfrentar os complexos desafios do século XXI
Obrigado
Domingos Caeiro
Universidade Aberta