Primeiras notas "albardeiras" para um “Relatório e Contas” do Encontro de Blogs de 6 de Novembro em Beja
· A blogosfera está bem e recomenda-se: há mais – e, provavelmente melhores – blogs e há vontade de os manter activos. · A blogosfera é um espaço de comunicação livre e aberto e assim deve continuar.
· Como a liberdade implica responsabilidade, é fundamental que seja a própria comunidade blogger a definir as suas regras de funcionamento, não permitindo que outros poderes o façam. Para isso há que arranjar espaços de encontro e trabalho da comunidade blogger, bem como assessorias jurÃdicas, com vista à elaboração da nossa “Constituição”. A ideia de um “Provedor” que assegure a regulação civilizada da blogosfera não é de enjeitar.
· Verifica-se uma grande heterogeneidade na blogosfera. Sendo comum a vontade de comunicar, os propósitos, os temas, os conteúdos, as “linhas editoriais” apresentadas são muito distintas. É bom que assim seja. A blogosfera é um espaço onde todos podem intervir, conforme a sua vontade. No entanto, esta heterogeneidade cria dificuldades “operacionais” nestes Encontros. Para evitar alguma confusão e dispersão de ideias, porque não dividir estes certames em painéis temáticos, ou mesmo avançar para a realização de Encontros temáticos?
· Constatámos que há pessoas que se dão mal com a exposição pública. Problema a rever com atenção!
Primeiro rescaldo do Hugo e do Caeiro... ou não fosse o (...) alentejano; está a nascer mais um rescaldo...!
Relações Luso-Nipónicas –...
A transformação digital n...