Albardas e Alforges... nunca vi nada assim! Minto... já vi!
Segunda-feira, 11 de Outubro de 2010
Fim da Historia

O FIM DA HISTÓRIA?


 


            Naquele estilo de truculenta sapiência que lhe conhecemos, José António Saraiva disparou mais uma enormidade de cariz filosófico-político: “A ideologia já não tem força para se opor ao mercado. É esta a verdade. A luta de classes definitivamente acabou.” (Sol, 3/9/2010). A descoberta destes fins extemporâneos não é inédita. Já nos idos de 1959, o sociólogo norte-americano Daniel Bell tinha prognosticado o “fim das ideologias”. Três décadas depois foi a vez do corifeu do neoliberalismo Francis Fukuyama sentenciar “o fim da História”. Mais recentemente não há bicho-careta que não se atire às canelas do “Estado social” e não invective com vigorosa prosa os seus defensores. Tempos houve em que se previu a impossibilidade do sufrágio universal, da liberdade de expressão ou da igualdade entre homens e mulheres.


            Longe do “fim da História” ouvimos sim repetir a mesma História. Não porque esta tenha acabado ou porque não se vislumbrem alternativas. Mas porque aos interesses ainda dominantes convém a manutenção desta narrativa que, tendo por base a supremacia – supostamente comprovada pela História – do capitalismo liberal frente a outros projectos de organização social, de que se destaca o comunismo, impele as sociedades numa senda imparável de progresso e bem-estar. Sabemos que as coisas não são tão simples e lineares. Sabemos sobretudo que a versão neo deste proclamado idílio terrestre está longe de corresponder à realidade contemporânea da humanidade. Naturalmente, a História… prosseguiu.


            Vivemos o tempo de uma nova ordem. E de uma nova ordem que longe do orgulho triunfante de outras eras, procura dissimular a catástrofe (económica, social, ambiental, mental…) a que conduziu o mundo. Uma ordem em que os trabalhadores se transmutaram em colaboradores, em que os patrões se tornaram empregadores, em que as iniciativas se transformaram em empreendedorismo, em que o trabalho foi substituído por projectos, em que as dificuldades se converteram em desafios, em que a vertigem da novidade esconde a precariedade essencial das existências, em que o efémero passa pelo perene, em que o artifício se torna essencial, em que se banalizam os sentimentos e se ridiculariza a esperança. Assistimos ao presentismo das vivências individuais e colectivas que inviabiliza qualquer perspectiva de mudança e de melhoria de condição, subsumido que está na aflição quotidiana da sobrevivência. Os direitos convertem-se em privilégios. As gerações são lançadas umas contra as outras no perverso pressuposto de que as garantias dos mais velhos comprometem o futuro dos mais novos, na crença de que, por exemplo, os constrangimentos aos despedimentos são exactamente os obstáculos que impedem a contratação.


            Vivemos uma nova ordem em que a inversão de valores, muitas vezes travestido de “terceiras vias”, leva ao descaramento de afirmações tão hipócritas e cruéis como aquela pronunciada por Almeida Santos sobre as medidas de austeridade impostas pelo Governo PS-Sócrates aos portugueses: “O povo tem de sofrer as crises como o Governo as sofre” (Sábado, 7/10/2010). Em que o mundo é dominado por uma “teocracia de mercado” que não hesita em renegar os mais elementares princípios da convivência democrática e da legitimação plebiscitária dos governantes pelos governados, na imposição de uma lógica fundamentalista de usurpação do poder político. Reunidos em conventículos iniciáticos e exclusivos, espécie de “conselho de sábios” (velayat-e faqih) de ayatollahs laicos, arrogam-se no direito de ditar sentenças, impor soluções, coarctar iniciativas, aniquilar expectativas, ao conjunto da sociedade. Vejam-se, a este propósito, as inequívocas declarações do actual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, segundo as quais os financeiros é que são os “donos da bola”, advogando a criação de uma agência independente para controlar a evolução das finanças públicas e condicionar a acção governamental. A legitimidade política democrática passaria assim a ser substituída pelo mais completo arbítrio de interesses económico-financeiros obscuros e privados. Esta mesma posição podia ser replicada por esse mundo fora. Atente-se no caso de instituições internacionais como o FMI.


É, aliás, espantoso como os responsáveis pela presente crise continuam, impávidos e serenos, a determinar os destinos do mundo. Como aqueles que receberam somas incalculáveis de dinheiro dos contribuintes para remediar as consequências do gigantesco esbulho com fundos de pensões e especulação imobiliária, se acham no direito de exigir os mais pesados sacrifícios a todos os outros, com o singular objectivo da manutenção, por muitos e bons anos, dos seus lucros fabulosos. Sob a capa do discurso “politicamente correcto” e pretensamente responsável, obrigam-nos a alinhar num jogo de soma-zero onde “the winer takes it all”. Onde está aqui a propalada equidade e justiça social? Para que não restem dúvidas, o mesmo Carlos Costa não hesita em sublinhar que a referida agência independente do poder político, tem que ser “realmente independente” (Público, 5/10/2010), distinguindo-se claramente das atribuições da Unidade Técnica de Apoio Orçamental que funciona na dependência da Assembleia da República e que reúne representantes das várias forças políticas, como é normal que aconteça numa sociedade democrática.


            Vivemos uma nova ordem que, na vertiginosa irresponsabilidade da sua vertigem suicidária, procura esquecer a História. Mais do que isso. Procura fazer esquecer a consciência desta. Estigmatiza ideais, ignora personagens, liofiliza efemérides, promove o mais descarado revisionismo do devir da humanidade, deprecia sistematicamente o conhecimento do passado. Opõe um designado pós-modernismo aos ideais modernos de consagração da universalidade dos direitos, liberdades e garantias, da soberania popular e da representação política, da justiça social e da igualdade de oportunidades, renegando o próprio património histórico e civilizacional das revoluções liberais oitocentistas que estiveram na sua génese. Mascara as conquistas alcançadas e toma os legítimos anseios numa vida melhor por tibiezas utópicas. Sobretudo, camufla a realidade da exploração desenfreada, da predação desregrada dos recursos existentes, da furiosa perseguição do lucro máximo, da despudorada especulação de interesses e expectativas, e da manutenção dos mais violentos índices de miséria e desigualdade social.


Não é por acaso que a atitude do poder instalado é a da desvalorização recorrente das ciências sociais e humanas e de toda e qualquer tentativa para um melhor conhecimento do mundo em que vivemos. Compreende-se que assim seja. Este conhecimento podia questionar algumas das certezas proclamadas e perspectivar soluções alternativas de organização social – por isso nos apetece citar a provocação de Paul Valéry, “O que tem sido acreditado por todos, e sempre, e em toda a parte, tem toda a probabilidade de ser falso.”! Ao invés, e numa lógica estritamente economicista, estes campos do conhecimento científico são encarados como improdutivos e desnecessários. Seguindo propósitos meramente instrumentais, aposta-se nas tecnologias e nos saberes com aplicação imediata à máquina capitalista da exploração e do lucro. Esquece-se convenientemente a constatação de que a tecnologia pode conseguir fabricar uma arma poderosa, mas que o entendimento das sociedades pode evitar a guerra.


A desconfiança do pensamento dominante relativamente ao que apelida de grandes narrativas – isto é, teorias sistemáticas de interpretação da história da humanidade – fez dos detractores das revoluções e da ideia da mudança social e da emancipação humana os expoentes intelectuais da contemporaneidade. Resta saber se a apologia ad nauseum da “democracia liberal” e da “economia de mercado” resistem à analogia ontológica com as referidas grandes narrativas. Não se assumem estes princípios ideológico-políticos como ubíquos e omniscientes? Não são eles incontestáveis e inevitáveis, o “fim da história” como proclamou Francis Fukuyama em 1992? Esta evolução universal e necessária em direcção a “sociedades livres”, legitimadora da actual ordem capitalista, não é ela, precisamente, uma grande narrativa? Não enferma das mesmas debilidades teóricas – esquematismo, linearidade, finalismo, teleologia, irreversibilidade, fatalidade – que se apontavam às anteriormente referidas? Por outro lado, está longe de ser despicienda a dúvida se a vontade dos “mercados” corresponde, efectivamente, aos princípios de igualdade e liberdade que presidiram à constituição da ordem democrática-liberal, não sendo antes um expediente instrumental para a legitimação de um statu quo societário que, servido por um “pensamento único”, apresenta características tão totalitárias como aquelas que são atribuídas aos propósitos dos seus adversários políticos.


A des-legitimação de qualquer pensamento alternativo a este estado de coisas – amplamente provido pela eficácia demolidora de uma máquina ideológica omnipresente – serve, de facto, um projecto totalitário de sociedade. A dissidência é permitida (dentro de certos limites), mas totalmente abafada. Mais do que isso. Há uma permanente campanha de desconsideração – quando não mesmo de achincalhamento e humilhação pessoal – de todos aqueles que ousam pensar de forma diferente. Neste estado de falsa tolerância ninguém, em princípio, é eliminado. Mas é completamente marginalizado e ostracizado (práticas indutoras de efectiva coerção). Não matam o indivíduo, mas seguramente matam o cidadão. Os próprios vestígios e monumentos de revoluções passadas são desprezados e condenados ao esquecimento. Ora, como disse um dia aquele que foi considerado o “pai da História negra”, o historiador afro-americano Carter G. Woodson (1875-1950), “When you control a man’s thinking you do not have to worry about his actions.” [“Quando controlamos o pensamento de alguém, não precisamos de nos preocupar com as suas acções”]. Que afirmação tão verdadeira!


 


Hugo Fernandez



publicado por albardeiro às 18:31
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
Fevereiro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29


posts recentes

Seminário em Alenquer - A...

O MOMENTO DA VERDADE (em ...

ROLO COMPRESSOR

Reflexão sobre o artigo d...

AS PERGUNTAS

Valorizar os servidores d...

MÍNIMOS

Como será a educação daqu...

EXCESSIVO

DEMOCRACIA

arquivos

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Outubro 2023

Julho 2023

Junho 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Outubro 2020

Julho 2020

Junho 2020

Abril 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Janeiro 2019

Novembro 2018

Setembro 2018

Julho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Janeiro 2016

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub